CASA TERRA

PROJETO 2021

Em um momento para repensarmos muito nossa relação com a Casa, este projeto foi pensado para oferecer o melhor momento isolado ou em família e amigos. Tudo o que passamos fez com que parássemos para analisar nossa rotina, nosso uso do tempo, e se estamos vivendo ou sobrevivendo.

O projeto da Casa Terra é feito para uma clareira de mata, encaixado no terreno, utilizando a topografia como aliada do uso dos espaços. A dinâmica do layout propõe que a casa seja feita para o morador, e visitantes uma vez no terreno, já estão sendo recebidos em casa, sem a necessidade de grandes portas e halls que nunca são utilizados.

O platô superior criado no terreno é a cota de chegada à casa pela garagem, que ao fundo possui a porta de entrada. Um corredor se estende dando acesso ao escritório – que facilmente pode ser convertido em mais uma suíte, além das quatro já existentes. O pé direito alto com vidro e claraboias trás a luz e a mata para dentro da casa ao descer as escadas para a área social.

Um grande bloco com os ambientes de áreas molhadas é criado no sentido oposto ao volume dos ambientes de área íntima, fazendo o papel de arrimo para contenção do terreno. O bloco em concreto pigmentado abriga lavabo; cozinha, a qual se integra ao terraço; área de churrasqueira; pátio de acesso a escadaria externa; sauna e vestiário. Todos estes espaços se voltam para o gramado e piscina.

Abaixo do volume dos quartos esta uma grande sala, que não é separada em Estar e Jantar, mas oferece um layout confortável para apenas a uma pessoa, como a toda uma família que possa passar um final de semana frio (podendo ser de calor também) nesta casa, aproveitando as mesas, hora de refeições, hora de jogos, ao lado do terraço que se abre para a mata em volta.

Os acabamentos principais buscam o tom da terra, criando sobreposições dentro da mesma paleta de cores. Concreto pigmentado marrom, cerâmicas terracota e cimento queimado escuro com pontos sutis de vermelho criam a integração entre os ambientes. As madeiras em tons mais saturados, criam contrastes entre as suas funções, sendo o volume dos quartos revestido com painéis ripados de madeira e as venezianas das portas do terraço no sentido oposto.

Este projeto é indicado para terrenos em declive, que possuam uma área livre de pelo menos 30x40m, em locais mais frios, onde a proposta seja aproveitar o invernos, tanto ao ar livre, como em um ambiente fechado com uma vista para a mata, não precisando ter ângulos onde o horizonte seja o melhor ângulo.

Tags: Arquitetura Casas; Projetos de casas modernas; Casa Arquitetura; Empresa de Arquitetura; Projetos Casas Modernas; Projeto Residencial; Arquitetura Brasileira; Projeto Arquitetura; Casa Contemporânea; Arquitetura Contemporânea; Casa de Praia; Casa na Praia; Casa da Praia; Decoração casa de praia; Construir Casa; Decoração Praia