CASA DO TELHADO

PROJETO 2021

O encaixe entre o telhado e as demais coberturas planas cria um maior pé direito livre para as salas desta casa. O vão livre formado pela inclinação da cobertura ofereceu uma área livre para a criação de um mezanino que recebe escritório, sala de sinuca e um terraço para descanso. A leve assimetria dos planos do telhado faz com que os terraços voltados para o jardim da piscina tenham diferentes alturas de pé direito, formando altos e baixos, cheios e vazios, que trazem diferentes ângulos de luz para os ambientes internos. As salas de estar e jogos são formadas por um único ambiente separado por uma lareira central.

 

O Home, instalado abaixo do escritório cria um ambiente mais reservado, podendo se integrar ao terraço por um lado, e ao jardim que separa este bloco da área íntima. A sala de jantar relativamente integradas à sala de jogos pode ser facilmente integrada à cozinha através de grandes portas de correr em aço e vidro aramado.

Uma casa projetada para o uso diário, com áreas integradas e reservadas, que oferecem conforto ao serem usadas, para serem aproveitadas, tanto em dias quentes de verão com festas em família, quanto para finais de semana de inverno na companhia de um bom livro, com ventilação cruzada em todos os ambientes e grandes janelas para iluminação natural.

A Casa do Telhado é projetada em um terreno com sua maior área plana, favorecendo assim a implantação de uma casa de campo térrea, mas para uso contínuo, tendo um programa de uma casa que possa tanto atender apenas à família no dia a dia, quanto para receber hóspedes aos finais de semana.

A implantação em formato de ‘’L’’ setoriza o uso do terreno, criando três espaços de gramado relativamente separados, sendo um para a entrada da casa, outro menor que tem acesso direto pelas suítes e o principal com piscina voltado para a área social.

Ao entrar no terreno a fachada do volume da área intima, composta por cobogós de concreto e pintura marrom, cria permeabilidade visual entre o jardim e circulação entre os quartos. A arquitetura cria surpresas ao caminhar pela casa, uma vez que não é possível interpretar todo o conjunto logo na entrada.

O hall social separa e direciona a circulação entre as áreas da casa. Ao entrar nas Salas os espaços se integram ao jardim da piscina através de grandes janelas de vidro. O uso do tradicional telhado de duas águas que cobre as áreas sociais e de serviço cria uma interessante mistura de estilos em contraste com as linhas retas dos demais volumes, fazendo com que a casa assuma linhas atemporais.

Tags: Arquitetura Casas; Projetos de casas modernas; Casa Arquitetura; Empresa de Arquitetura; Projetos Casas Modernas; Projeto Residencial; Arquitetura Brasileira; Projeto Arquitetura; Casa Contemporânea; Arquitetura Contemporânea; Casa de Campo; Casa no Campo; Casa da Fazenda; Decoração casa de fazendaa; Construir Casa; Decoração campo