HISTÓRIA

Sempre imaginei ser arquiteto. Desde criança, desmontava a casa dos meus pais pensando espaços para brincar, imaginava casas e cidades, de todas as escalas. Era uma mistura de lego, matchbox, carrinhos e todo o mobiliário virava brinquedo, mas as escalas tinham que conversar. Idealizava a história e quem morava ali, como tudo funcionava.

Passei a desenhar plantas usando tudo que tive de referência do meu pai, desenhista de mão cheia, que me ensinou a entender o desenho.

Como técnico em edificações pelo Liceu de Artes de Ofícios fiquei em dúvida entre cursar faculdade de Engenharia Civil, pois sempre gostei do cenário de obra, e Arquitetura.

Optei pela Arquitetura e me formei na Faculdade Belas Artes em São Paulo, e desde este período iniciei minha vida profissional, desenvolvendo material para outros escritórios de arquitetura, e pequenos projetos.

Ao longo dos anos, com cada projeto que surgia, fui aprendendo a pensar cada vez mais nos espaços, entender como tudo é executado, fazendo assim com que na hora de projetar eu pudesse prever diversos pontos que seriam necessários para a obra.

Nos últimos anos com o desenvolvimento de projetos residenciais, diversas Casas foram elaboradas, mostrando que, mesmo sendo da mesma tipologia, cada residência trás suas particularidades e transforma o projeto em exclusivo.

 
 

O ESCRITÓRIO

Com o objetivo acompanhar os clientes em todas as etapas de projeto, desde o desenvolvimento de Arquitetura e Interiores, coordenação de todos os complementares que se façam necessários, e coordenação dos fornecedores para execução das obras.  Após conclusão dos projetos o escritório permanece prestando consultoria aos clientes em todo o processo de execução, seja fiscalizando a obra para garantir que todas as definições e detalhamentos de projeto sejam fielmente executadas, ou assessorando em escolhas que tenham interferência no projeto como um todo.

 

Os projetos do escritório têm como diferencias a busca pela insolação adequada para cada tipo de ambiente, a exploração das principais vistas que a residência terá, a fluidez no uso de cada espaço e no dia a dia da casa, além da racionalidade da construção, com uma arquitetura limpa e pela busca por elementos de baixa manutenção, junto às necessidades específicas de cada cliente.

COMO É DESENVOLVIDO E PENSADO O PROJETO

A partir de uma conversa inicial são coletadas as informações preliminares a respeito do briefing e do programa de necessidades desejado para o projeto.

O projeto é indivisível, porém organiza-se em etapas de Conceitual, Anteprojeto e Executivo e outras disciplinas para facilitar o entendimento durante todo o desenvolvimento do processo.

 

Com o levantamento planialtimétrico do terreno e de fotos do local, é realizado, através de croquis e perspectivas ilustrativas, um estudo da área de implantação e do potencial do local, explorando as principais ideias que poderão seguir no projeto da futura residência que terá como resultado final o Projeto Conceitual.

Para iniciar o projeto de uma Casa, primeiro definimos onde serão os quartos. Eles merecem o sol da manhã.

Em seguida a entrada da Casa, que deve ser discreta, porém surpreender quem entra. Os fluxos devem ser simplificados e criar caminhos agradáveis e objetivos entre os ambientes.

A partir disso vira um jogo, onde a planta deverá ter sentido, ser limpa e de execução inteligente, conversando com as fachadas, que deverão guardar um certo mistério sobre "como aquela Casa funciona".

A casa deve ser como um bom e velho refúgio, onde o tempo é seu, e ela amadurece com você. Construída, juntando sonhos, experiências e expectativas. 

No Anteprojeto são desenvolvidos os materiais técnicos com a especificação e as dimensões reais de execução para aprovação final dos clientes, contratação de projetos complementares, solicitação de orçamentos, abertura de concorrência de fornecedores para a obra e início de processo de aprovação junto aos condomínios e Prefeitura Municipal.

No Projeto Executivo tratamos de toda a representação técnica e definitiva da Obra, dos seus componentes e instalações necessárias para a adequada execução e contratação dos serviços e fornecedores.

É realizado o Gerenciamento de Projetos e Fornecedores, assim como a coordenação, seleção, abertura de concorrências para escolha e contratação de fornecedores e prestadores de serviço da obra. 

A Fiscalização de Arquitetura acompanhará a obra durante toda a sua duração para controlar a fiel execução do projeto, com assistência profissional contínua, consultas e sugestões para o bom andamento da obra. 

 

 
 

CONTATO

RICARDO CAMARGO | arquiteto

 

telefones

+55 11  3051-7947 | 99476-2048

whatsapp clique aqui

 

endereço

Rua Sampaio Viana, 75 - Conj.505

CEP 04004-000

Paraíso | São Paulo | SP

e-mail

contato@ricardocamargoarquiteto.com.br

redes sociais

@ricardocamargoarquiteto

Tags: Projetos Residenciais; arquitetura residencial; casa de campo; construir casa; arquiteto casa alto padrão; casa de luxo; casas luxuosas; mansões de luxo; casa luxo; casa luxuosa; mansões luxuosas; condomínio de luxo; imóveis de luxo; mansão luxuosa; condomínio Alphaville; casa alto padrão; casa condomínio; casa em condomínio fechado; reforma apartamento; reforma casa; reformas de casas; reforma de casa; reforma de apartamento; reformar casa; reformas residenciais; reforma apto; Arquitetura Casas; Projetos de casas modernas; Casa Arquitetura; Empresa de Arquitetura; Projetos Casas Modernas; Projeto Residencial; Arquitetura Brasileira; Projeto Arquitetura; Casa Contemporânea; Arquitetura Contemporânea; Casa de Praia; Casa na Praia; Casa da Praia; Decoração casa de praia; Construir Casa; Decoração Praia; arquitetura comercial; arquitetura loja, projeto bar; projeto comercial; arquiteto restaurante; arquitetura; restaurante; arquiteto comercial; projetos comerciais; box crossfit; projeto academia; academia projeto; escritório arquitetura; empresa arquitetura.